"Sou uma mulher madura, que às vezes brinca de balanço. Sou uma criança insegura, que às vezes anda de salto alto."
Martha Medeiros

domingo, 29 de agosto de 2010

arroz negro

Outro dia fiz um curso de risotos na Nutriquali e lá me apresentaram ao Arroz Negro, ensinaram um risoto e a nutricionista informou todos os benefícios desse tipo de arroz que possui maior valor nutricional que o arroz integral.

Aí começou minha busca pelos supermercados, encontrei só no Carrefour, e o que mais gostei é que o pacote é pequeno, assim não estoco quilos de comida em casa.



Essa semana fiz uma receita como que tinha aqui em casa. A aparência é péssima, parece uma feijoada (coisa feia e que não gosto), mas tem um sabor delicioso e um aroma amendôado. Coloquei abóbora, vagem e cenoura e cozinhei num caldo de carne seca que tinha congelado. É só colocar na panela de pressão pelo tempo indicado na embalagem e depois misturar os legumes já cozido, aí acrescentei umas folhas de agrião (que pra mim vai bem com tudo).



Mas fui no site www.arrozpreto.com.br e pequei os montes informações abaixo, só fiz um resumo do que julguei importante pra mim e, tbm, pra que o post não fique gigantesco.

O Arroz preto tem 20% a mais de proteína, 30% a mais de fibra, tem menos gordura e menor valor calórico que o arroz integral.

É mais rico em compostos fenólicos que são benéficos à saúde humana, pois são substâncias que previnem o envelhecimento por seu poder antioxidante.

VANTAGENS

- Valor calórico reduzido.

- Evita a formação de resíduos tóxicos que poderiam causar fermentação excessiva (flatulência) ou prisão de ventre.

- Evita transtornos metabólicos e dos órgãos, que poderiam levar à obesidade, degeneração celular ou doenças malignas.

- Promove melhoria na função celular, no fluxo sangüíneo, na oxigenação dos tecidos e do cérebro, harmonizando as funções dos órgãos internos.

- Auxilia na formação do sangue, juntamente com o ferro.

- Participa da manutenção e integridade dos vasos e do fluxo sangüíneos.

- Previne o envelhecimento precoce, a hipertensão arterial, o diabetes, doenças da pele, além de beneficiar o funcionamento do coração e dos rins.


Clique na foto pra ver melhor as proriedades comparadas do arroz negro (IAC 600) com o arroz integral e o arroz branco.

Que sorte a minha aprender mais essa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário