"Sou uma mulher madura, que às vezes brinca de balanço. Sou uma criança insegura, que às vezes anda de salto alto."
Martha Medeiros

sábado, 28 de maio de 2011

praga ou prague ou prag, nada disso, a real é PRAHA

E, fala assim: PRARRA !!!!!!!

Pra mim a cidade mais linda do mundo, de todas conheço.

Vi esse muro logo que cheguei na cidade, e, acho que a cara dela, sempre reconstruindo depois de guerras, depois do comunismo, e, talvez seja sempre assim infinitamente se reconstruindo e lutando por isso, não sei.



Cidade das mil torres, porque toda casinha tem uns "espetos" lá em cima.

Uma das cidades com uma comunidade judáica gigantesca antes da guerra, e, que os nazista assinaram um monte, mas não destruíram a cidade. Depois vieram os tanques soviéticos que também não destruíram a cidade. Que sorte.

O Museu Judaico é impressionante, gostei da sensação de ir descobrindo os lufardes, pois o tal museu é um conjunto de sinagogas, cemitério e ruas que foram guetos. Muito interessante e pra passar um dia inteiro por ali.


A primeira sinagoga que entrei é bem chocante, poisa na suas paredes que são altas e grandes estão os nomes de judeus mortos na guerra, alguns estão nomes de famílias inteiras, tem muita gente ali procurando seus familiares. Na saída tinha uma exposição de fotos de crianças que foram pra um campo de concentração perto de Praga, Terezin, e, que não tive coragem de ir. Os desenhos são muito chocantes e só estão ali porque uma professora presa no campo teve a idéia pra distrair um pouco as crianças, o nome dela foi Friedl Dicker Brandusová.

Tem outras sinagogas contando várias historias da origem judaica e todos seus simbolismos. Todas cheias de turistas, e, principalmente curiosos, pois da na moda, por informações sobre a cabala. Essa da foto é a nova velha ou velha nova sinagoga, é a mais antiga de Praga, mais ou menos ano de 1200, tem um cheiro forte e é gelada.


Fotos dentro de qualquer um dos prédios nem pensar. Compreensível!







É cheia dos fantasmas de um cidade medieval, cheia de uma cultura undergroud como qualquer cidade que já viveu sob o regime comunista, cheia de sinagogas pois teve um monte de judeus por lá, cheia de círculos como disse Kafka, e, cheia de pontes com a ponte mais linda do mundo, Ponte Carlos.






- Posted using BlogPress from my iPad

Nenhum comentário:

Postar um comentário