"Sou uma mulher madura, que às vezes brinca de balanço. Sou uma criança insegura, que às vezes anda de salto alto."
Martha Medeiros

segunda-feira, 16 de maio de 2011

the history of berlim

Tem uma exposição da história de Berlim interessantinha, mas pode perder, não vai sofrer por isso.

O que achei mais legal, é que a janela de vidro picada "jude" que quando vc passa por ela, parece que levou uma pedrada o vidro, e vai fazendo barulho de estilhaçado. Depois vc para um pouquinho pra frente e fico rindo das pessoas se assustando assim como vc.



Mas o que realmente interessa é conhecer o abrigo nuclear que está ali pertinho e é guiado em vários idiomas, claro, que toda hora tem um em inglês, outros idiomas, conte com a sorte.

O abrigo é só um dos 360 (ou algo perto disso) durante a Guerra Fria, pra ser bem sincera, ainda não sei que lado ele está, um pouco difícil entender alemão falando inglês cheio de sotaques e com palavras tão parecidas.

Porque é East Side ou West Side, mas West em alemão é Ost, e esse "O" tem meio que um som de "E" fechado, realmente muito difícil isso tudo. Mas depois vou pensar e saber direitinho.


Tudo super organizado e suficiente pra manter uma galera por 2 semanas que era o que se imagina na época ser suficiente pra radiação amenizar. E o negócio era gigantesco.


Vale a pena, pra mim um dos melhores lugares que fui e que vou por aqui. Muito curioso.

E não é cheio de firulas, assim, como são os alemães. No meu primeiro museu fiquei decepcionada, mas depois pensando um pouco, tudo por aqui é como é seu povo, sem fressuras. E, também, porque é tudo recente, acho que todos devem ter coisas horríveis pra lembrar nos encontros familiares.



Enfim, triste, mas imperdível, principalmente pela sinceridade que bate na cara.

Um beijo

- Posted using BlogPress from my iPad

Nenhum comentário:

Postar um comentário